terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cliente: Um ser raro que precisa ser preservado

Estamos à procura de clientes!! Esse é o grande desafio dos dentistas de hoje. Estudamos técnicas de marketing, administração. Vamos na reunião dos 318 da igreja universal, fazemos promessas a Santa Apolônia, padroeira dos dentistas, São Judas Tadeu, padroeiro dos endividados (e como tem dentista endividado...), fazemos uma curimba. Enfim, vale tudo para atrair energias positivas para atrair clientes. E quando eles chegam como são tratados? Estão sendo tratados bem, com a importância que merecem? E o pós atendimento? Você tem feito?
Abaixo dou uma sugestão de uma lista que passei para meu secretário para que ele faça o pós atendimento a meus clientes. Cliente que se sente amparado volta e divulga o consultório. E custa só um telefonema...

Lista de Checagem diária de pacientes do Consultório Céu da Boca

Essa chegagem deverá ser feita diariamente para que nossos clientes se sintam amparados por nós. Também servirá para evitarmos faltas, atrasos e desistências de tratamento. Anotar nomes, telefones e observações no verso desta folha.
Dia da semana: ______________________________ Dia do Mês:_____________
1ª Etapa:
Pacientes que fizeram procedimentos que envolveram dor. Ligar e perguntar se está tudo bem, se necessita de algo e dizer que estamos a disposição deles para qualquer eventualidade.
2ª Etapa:
Pacientes que fizeram consultas normais. Ligar e perguntar se está tudo bem.
3ª Etapa:
Pacientes que faltaram a consulta. Perguntar se está tudo bem, porque faltou e remarcar consulta. Se não conseguir falar com paciente insistir no dia seguinte até conseguir falar com ele.
4ª Etapa:
Pessoas que fizeram orçamento: Perguntar se foram bem atendidos e se entenderam o plano de tratamento proposto. Perguntar se há alguma dúvida e, se não marcaram consulta, sugerir a marcação de consulta para início de tratamento.
5ª Etapa:
Pessoas que marcaram consulta de orçamento e não compareceram. Ligar e procurar saber porque não vieram e propor a remarcação da consulta.
6ª Etapa:
Qualquer coisa relevante que você souber dos clientes: Aniversário, formatura, doença, casamento ou qualquer outra coisa. Anote o fato, a pessoa envolvida e o telefone para que possamos entrar em contato posteriormente.

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