terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Por que a dentadura fica frouxa com o passar do tempo?

Esse é um problema que afeta todas as pessoas que usam próteses totais, também chamadas de dentadura, chapa, etc. Digo sempre que a parte interior da prótese total é como o negativo de uma “fotografia de alto relevo” que realizamos da arcada dentária. Então, a parte interior da prótese total registra o que era a arcada no momento em que foi realizada a moldagem. Acontece que nosso organismo é extremamente dinâmico, sofrendo modificações adaptativas todos os dias. Em conseqüência disso, nós sofremos mudanças, que às vezes são radicais. Prova disso é você pegar uma fotografia de uns anos atrás e depois se ver o espelho. Alguma coisa deve ter mudado...
Na arcada dentária ocorre o mesmo. Ela sofre mudanças adaptativas com o passar do tempo, fazendo com que aquela prótese justinha quando colocada, fique frouxa causando situações desagradáveis.
Como evitar tais problemas? Se você fez uma prótese total de boa qualidade, com dentes importados, etc., você poderá realizar um reembasamento a cada 3 anos e ela ficará sempre justa e com retenção na sua boca. Se for uma prótese feita nas chamadas “clínicas populares”, troque-a anualmente, pois os materiais ali usados são de baixa qualidade, justificando o preço baixo.
Uma prótese frouxa pode provocar além do constrangimento, dificuldades na mastigação dos alimentos, levando a problemas gástricos. Porém o perigo maior está no surgimento do câncer bucal. Uma prótese frouxa poderá ferir constantemente uma determinada parte da boca, causando a formação de células malignas.
Outra medida que vem sendo cada vez mais atualmente é a prótese total sustentada por implantes. São colocados 4 implantes na região anterior da arcada dentária, e através de dispositivos de fixação a prótese é presa aos implantes, dando maior retenção e conforto, pois a prótese total nestes casos tem tamanho reduzido.
Então, o que você está esperando para ter uma linda terceira dentição?

2 comentários:

  1. Em relação a protese dentario poder provocar um cancer bucal, isso ja na literatura ja foi taxada, a unica coisa que pode ocorrer e apenas uma hiperplasia, e hiperplasia é um aumento de volume do tecido e aumento de tecido nao tem nada haver com celular malignas, para uma celula ter toda essa transformaçao precisa ser alterado um DNA, da uma olha e ta comprovado, Cancer bucal nao tem relação com protese.

    Abraçao
    Alen Geber

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não sabia disso, mas valeu pela contribuição!!!

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...