terça-feira, 19 de agosto de 2008

Qual é o Melhor Escova Dental?

Esta é uma pergunta freqüente que me fazem. A minha resposta é: A mais macia, menor e de cabo reto. Por quê? Porque o que limpa os dentes não é formato do cabo, tipo ou dureza de cerdas, mas é a maneira com que você a escova os dentes e o tempo que se dedica a sua higiene bucal.
Alguns clientes dizem que usando uma escova de cerdas duras têm a sensação de uma limpeza mais efetiva. Realmente a escova dura limpa os dentes, mas causa também desgaste do esmalte, o que provoca perda de brilho e amarelamento. Outros escovam os dentes com muita força, chegando, em alguns casos, à situação extrema de esfolar a gengiva. Esta forma de escovar provoca retração da gengiva e é a causa principal da sensibilidade dentinária.
Tem gente que compra a escova pela marca. Qual a melhor? Todas são iguais. Geralmente as mais caras têm uma vida útil maior. Aí você deve analisar se vale à pena comprar uma escova de boa qualidade ou várias mais baratas...
Portanto, o que conta realmente é você escovar o dente com suavidade, procurando limpar todo o dente. Não escove num só sentido. Olhe para seus dentes e veja que eles têm várias curvas e se você escovar num só sentido vai limpa-lo parcialmente. Dedique também um tempo mínimo para a escovação. Geralmente de 3 a 5 minutos são suficientes.
A escova também tem tempo de duração! Quando as cerdas começam a ficar tortas é hora de trocar. Tem gente que espera as cerdas desgastarem até o cabo para trocar suas escovas. Lembre-se da vassoura de casa: Se a piaçava estiver gasta ela não varre nada...


Uma boa higienização deve constar também de creme e fio dental adequados.

10 comentários:

  1. Olá Dr. Rogério! Qual sua opinião sobre as escovas elétricas? Confesso que sempre sonhei em usar uma. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Teodoro!
    Estudos mostram que a escova elétrica é tão eficiente quanto uma escova normal. Todavia, a eficiência com a escova elétrica aumenta devido a novidade. Portanto, se vc sempre sonhou em ter uma por que não? vá lá e compre!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dr.

    Obrigado pelo incentivo, ainda mais que a farmácia ao lado está com uma em promoção rsrsrs Aproveitando a oportunidade, eu gostaria de tirar uma dúvida. Nos últimos tempos verifiquei que muitas marcas, inclusive a minha preferida que usa cerdas da Dupont, estão adotando cabeças ovais nas escovas. Seria este formato melhor que as quadradas? Fora que além disso adotam 3 tipos de cerdas: extra-macia, macia e média. Eu usava a média, mas andei lendo que esta também pode ser agressiva. Devo partir para a macia então? Até mais Rogério!

    ResponderExcluir
  4. A Dupont tem desenvolvido polímeros de excelente qualidade para várias aplicações, inclusiva para cerdas das escovas. A matéria prima nacional barateia o produto final, daí a utilização.
    A cabeça oval é, na minha opinião, a evolução do design das escovas, já que o formato oval facilita a introdução da escova em áreas. ao limpar seus dentes, você deve pensar que eles são frágeis como um laqueado de piso de madeira. O piso laqueado fica lindo, mas é sujeito a arranhões que danificam a superfície brilhante. Então a pessoa quando vai limpar o laqueado usa ou uma vassoura felpuda ou um pano úmido e limpa o chão eficazmente e sem arranhar. Por que não fazer o mesmo com nossos dentes?

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Gostei das informações, mas tenho uma dúvida: e quanto a trocar as escovas de três em três meses mesmo que ela ainda esteja boa?

    Abraço

    Micheline

    ResponderExcluir
  6. Só troque quando as cerdas envergarem.
    Isto demostra que eles perderam elasticidade e poder de limpeza...

    ResponderExcluir
  7. E o creme dental glister, é bom? Sei que é concorrente do milagroso da forever, e outra a metade do preço. Qual sua opinião.

    ResponderExcluir
  8. Não conheço. Pode mandar uma amostra grátis?

    ResponderExcluir
  9. Que Fovever que nada
    O melhor creme dental é a pasta de dentes COUTO

    http://www.flightradar24.com/


    Celso

    ResponderExcluir
  10. Rogério Boelter...
    Por um acaso caí aqui em seu site, estava lendo sua matéria acima, e passei os olhos por alguns comentários...
    Todavia, peço licença com a palavra:
    Você, como um profissional de uma área tão prestigiada e respeitada pela sociedade, não deveria dar credibilidade aos comentários maldosos e ofensivos, respondê-los é dar crédito!
    Ignore-os!!!
    Memorize essa frase para utilizá-la em seu cotidiano:
    "O Maior Tolo é Aquele Que Dá Uma Resposta Inteligente à Uma Pergunta Tola." (No seu caso, à um comentário tolo). Pense nisso.

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...