terça-feira, 19 de agosto de 2008

Por que Você Tem que Usar Fio Dental?

A maioria de meus clientes quando chegam ao consultório relatam que não usavam ou usavam parcialmente o fio dental. Normalmente a queixa principal deles para tratamento é a presença de cáries entre os dentes...
É justamente entre os dentes que o fio dental age. A escova não tem penetração nesta área e o fio dental vai complementar a higienização. Entre os dentes sempre ficam restos de alimentos, num espaço chamado de ameia. Com a escovação e o bochecho de água a ameia é esvaziada, mas permanecem pequenas quantidades de alimentos que só podem ser retirados com o auxílio do fio dental. Acima da ameia, entre os dentes, existe o ponto de contato, que é a região onde eles se tocam suavemente. O ponto de contato impede que os alimentos sejam empurrados de encontro à gengiva interdentária. Todavia, dentes separados ou com restaurações mal feitas, têm seus pontos de contatos perdidos proporcionando impactação de alimentos durante a mastigação, com conseqüente irritação da gengiva e acúmulo de tártaro. Somente o uso constante de fio dental poderá manter esta região limpa.
Qual é o melhor tipo de fio dental? Depende de cada situação. Dentes muito unidos e/ou apinhados (“encavalados”) precisam de fio dental extrafino ou fita dental. Dentes mais separados requerem fio dental mais grosso e esponjoso. O que importa é você experimentar vários tipos até encontrar o que mais seja adequado para o seu caso. Às vezes a pessoa tem que usar mais de um tipo...
Outra pergunta que me fazem: A gente tem que usar antes ou depois da escovação? Depende do tipo de alimento que você ingeriu. Alimentos fibrosos, como a carne, impactam mais restos entre os dentes. Recomendo que use o fio dental até que você perceba que não sai nada mais preso nele. Outra maneira é cheirar o fio dental depois de usado. Se estiver com cheiro ruim é sinal de que ainda tem restos de alimentos entre os dentes.

3 comentários:

  1. Valeu! Foi muito importante pra mim os esclarecimentos de por que usar o fio dental... já que faz parte de um projeto da faculdade sobre saúde bucal!!! obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião o melhor fio dental é aquele que se expande e faz uma limpeza mais ampla. Show de bola!

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...