terça-feira, 19 de agosto de 2008

Por que os Dentes Escurecem?

É um incômodo muito grande ter dentes escurecidos. Vivemos numa sociedade que idealiza a pessoa bonita como aquela que tem dentre brancos, aliás, quanto mais brancos melhor. Se possível até resplandecentes!
Mas, por que os dentes nascem escuros ou mudam de cor ao longo da existência do indivíduo?
1) A Raça- A raça influi na cor do dente. Pessoas da raça branca têm a tendência de ter dentes mais amarelados.
2) Medicamentos- Crianças que ingerem o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes permanentes, terão estes dentes com a cor amarelada tendendo para o castanho ou cinza. Crianças que ingerem suplementos de flúor em demasia, terão parte dos dentes na cor branca opaco.
3) Traumas- Dentes que sofreram traumas diretos tiveram sangramento dentro deles. O sangue com o passar do tempo vai se decompor, provocando variações de cor que tende do vermelho ao amarelo.
4) Cigarro- O cigarro tem corantes amarelo que vão pigmentar os dentes.
5) Alimentos e bebidas- Determinadas bebidas (Fanta uva, por exemplo) ou a beterraba, possuem corantes muito fortes. Se a pessoa consumi-los com muita freqüência terão seus dentes com a cor destes alimentos.
6) Maquiagem- Em tons muito forte e usados constantemente podem pigmentar o dente, principalmente onde tiverem restaurações.
7) Cárie- O dente possui um mecanismo de defesa quando a cárie está em atividade. Este processo é chamado de dentina reacional ou esclerótica. Porém, esta defesa produz uma dentina que tem a coloração escura e é muito confundida como uma lesão de cárie, mas não é. O dente fica com um alo escurecido, que é de difícil remoção.
8) Tratamento de canal- O tratamento de canal consiste na retirada da parte orgânica do dente quando este sofre um trauma ou foi destruído pela cárie e esta provocando dor. Com a polpa removida o dente perde sua fonte de nutrientes. Esta falta de nutrientes provoca escurecimento. Além disso, os medicamentos usados no tratamento do canal também podem escurecer o dente.

4 comentários:

  1. Olá
    Meu canino direito, está ficando escuro.. e eu não bati ele, não fiz canal, não fumo, não uso drogas,.. de todos os sites que li não tem explicação pra isso!
    acho esse dente feio, devido a esse escurecimento ... O que devo fazer? o que pode ser?? obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para dar uma opinião concreta só examinando pessoalmente. Mande uma foto do dente para drboelter@outlook.com

      Excluir
  2. o meu tambem D:
    meu canino direito esta escurecendo... tb n bati ele, n fiz nenhum tratamento de canal, n fumo, n us drogas, nunca tive caries.... e do nada isso começo a acontecer
    só o canino direito
    D: n tem explicação msm... tb ja procurei em todos os sites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que procure um endodontista para examinar a vitalidade do canal desse canino.para mim esse canal está necrosado.

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...