terça-feira, 19 de agosto de 2008

O que é Doença Periodontal?

Popularmente conhecida como piorréia, a doença periodontal é uma enfermidade que acomete as estruturas que o dente fica encaixado, causando o amolecimento deste e sua conseqüente perda.
O grande problema é que a doença periodontal é uma doença silenciosa, ou seja, a pessoa que é portadora não percebe o estrago que ela está fazendo até quando sente que seus dentes estão ficando moles. Mas, aí, já é tarde demais...
Então, a saída é o conhecimento de como age esta doença e a sua prevenção.
A doença periodontal não tem um padrão definido para surgir. Pessoas com boa higiene oral podem contrair e pessoas com péssima higiene oral não. Todavia, há um consenso entre os cientistas de que a falta de higiene oral adequada torna a pessoa mais predisposta para contrair a doença periodontal.
Ela inicia com gengivite e tártaro. A gengiva fica avermelhada e sangrando e a base dos dentes fica com placas de tártaro aderidas. O próximo passo é esta inflamação começar a se aprofundar em direção a raiz dos dentes. Neste processo começa uma pequena e gradual perda óssea em torno do dente, que, se não for tratada, vai causar a destruição do suporte ósseo dos dentes, provocando seu amolecimento e posterior retirada.
Outro sinal do início ou da presença da doença periodontal é um forte mau hálito, principalmente pela manhã, mas constante durante todo o dia. A pessoa precisa usar balas ou enxaguantes bucais para mascarar o cheiro ruim.
Para prevenirmos a doença periodontal devemos realizar consultas periódicas ao dentista para que ele possa avaliar sua saúde bucal e detectar a existência o não de algum problema.
O dentista é a pessoa mais indicada para ajudá-lo a ter um sorriso saudável!

2 comentários:

  1. Quando é necessário realizar raspagem e alisamento radicular?
    e a limpeza consiste apenas no jato de bicarbonato?? antigamente a limpeza era com escova rotatória e etc,,, saia do dentista com aquele hálito fresco que cheirava a km, hoje não se usa mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O tratamento para doença periodontal varia de acordo com a gravidade.
      Normalmente iniciamos com a terapia mecânica que é a remoção do tártaro.

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...