O que é Cárie?

Muita gente quando vem ao meu consultório para fazer tratamento diz pra mim: “Rogério, estou cheio de cáries!” – Referindo-se as cavidades (também chamados de buracos ou “panelão”) ou pontos escuros existentes nas superfícies dos dentes.
Primeiramente, cárie é uma doença que afeta a estrutura dos dentes. Ela é provocada por bactérias que ficam na superfície dos dentes, e produzem ácidos que vão dissolver o dente, criando, assim, a cavidade. Logo, a cavidade é conseqüência da doença cárie, e para que estas cavidades não surjam novamente, medidas simples deverão ser tomadas. Antes, porém, para combatermos este inimigo devemos saber como ele age. As bactérias que provocam a cárie moram na superfície do dente. Elas fazem parte da chamada flora bacteriana normal, que é um conjunto de bactérias que moram dentro de nós, mais precisamente no tubo digestivo, que vai da boca até o ânus. Nosso sistema de defesa permite que estas bactérias permaneçam em nosso corpo porque elas trazem diversos benefícios. Essa troca de favores entre nosso organismo e a flora bacteriana chamamos de simbiose. Acontece que, quando essa harmonia é desequilibrada a flora bacteriana passa a ser agressiva e pode provocar doenças. Voltando a doença cárie, as bactérias passam a se tornar agressivas quando há alimentos açucarados sobrando na boca. Essas bactérias se alimentam de açúcar. Se a pessoa come doce, chupa bala ou bebe bebidas açucaradas e não faz à higiene bucal, esse açúcar residual vai ser consumido por estas bactérias que vão produzir mais ácidos, que irão dissolver o dente causando cavidades.
Então, a maneira de se prevenir a formação de cáries é consumir pouco açúcar e só consumi-lo durante as principais refeições. Fora dos horários das refeições só beba água. Procure sempre comer nas horas certas, porque o “beliscar” fora de hora favorece muito a instalação da doença cárie nos dentes. Além disso, a higiene oral é fundamental para deixar a boca limpa.