terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Gente Precisa Escovar a Língua?

Nos últimos anos surgiram aparelhos e técnicas para higienização da língua. Muito se tem falado sobre a necessidade de escovação da língua para prevenção de infecções. A pergunta é: Até que ponto isto é verdade? É necessário todas as pessoas escovarem a língua como complemento da higienização? A resposta é não! Será que você precisa? Olhe para o espelho e coloque a língua para fora. Se a superfície de sua língua for lisa, você não precisa limpa-la, pois dificilmente restos de alimentos ficarão retidos em cima da língua. Isto é devido às propriedades auto-limpantes da língua, que constantemente esfrega sua superfície de encontro com o céu da boca (palato), dentes e bochecha, removendo os resíduos que lá permanecem.
Porém, se sua língua é cheia de rugosidades, pequenas fendas ou sulcos é necessário que você use um limpador de língua ou mesmo a própria escova de dentes, pois há uma facilidade de restos de alimentos se depositarem nas reentrâncias da superfície da língua.
O importante nisto tudo é você cuidar de sua alimentação, evitando comer fora de hora. Estabelecer horários fixos de alimentação e evitar o nada saudável hábito de “beliscar” você estará contribuindo para uma boca saudável, livre de infecções.
Não custa nada e você vai se sentir bem melhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...