terça-feira, 19 de agosto de 2008

Existem Dentes Fracos?

Quase todos os clientes que vêm ao meu consultório para tratamentos dentários dizem que seus dentes estragaram porque são fracos. É verdade isto? NÃO!!!
Esta afirmação errônea é passada como verdade até por profissionais de saúde, que desconhecem como é a formação mineral do dente.
Ossos, unhas e dentes são formados por uma única matriz mineral, chamada de hidroxiapatita. O que faz com que se forme osso, unha ou dente é como esta matriz mineral se combina.
Deixe-me fazer uma comparação: O diamante (pedra preciosa) e o grafite (usado em lápis) são formados unicamente pelo elemento químico chamado carbono. O que faz com que o carbono se transforme em diamante ou grafite é a forma como os átomos de carbono se combinam. Logo, a matriz mineral do nosso corpo se combina de uma forma e temos os ossos, de outra temos as unhas e de outra temos os dentes.
Podemos dizer que a pessoa tem dentes fracos quando ela tem fraturas ósseas com facilidade e frequentemente ou quando ela sofre de osteoporose, que é uma doença que afeta a formação da matriz óssea. Se este não é o seu caso, você tem dentes normais. O que causa a destruição dos dentes é a doença cárie.
Mas aí já é outro assunto...
Então a dica é: cuide bem dos seus dentes com uma alimentação saudável, com pouco açúcar e faça uma higiene bucal adequada!

82 comentários:

  1. salPor que algumas pessoas tem cárie com mais facilidade que as outras, estou errada nisso tmb?

    ResponderExcluir
  2. Não está. Algumas pessoas têm atividade de cárie maior do que outras devido a sua dieta, ou seja, comem mais alimentos açucarados, comem com mais frequência e não fazem higiene bucal regularmente. O somatório desses três fatores fazem com que uma pessoa tenha mais cárie do que outras. ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre, vou ao dentista com frequência , faço a limpeza correta ( angulo de 45°em relação a gengiva, movimentando a escova afastando-a da gengiva). Faço o uso de enxaguante bucal, limpador de lingua, escova interdental, escova unitufo, escova comum que não tenha acilações, fio dental, e mesmo assim tenho carie! Ah e não gosto de comer coisas açucaradas, nem mesmo o bom e velho chocolate. Nenhum dentistas consegue explicar por que tenho carie!

      Excluir
    2. sofro tb com minha filha. Mesma coisa. Mais de 3 escovações por dia, enxaguante bucal, alimentação saudável(frutas, legumes, verduras), não temos hábito de refrigerantes nem biscoitos recheados. E não consigo passar de 2 meses a visita ao dentista pois há cárie e as obturações caem exaustivamente. Já troquei de profissional e mesma coisa.

      Excluir
    3. Gluten. Celiacos tem dentes fracos. Os profissionais de saúde devem parar de ver as enfermidades como causas unicamente topicas.

      Excluir

    4. meus dentes vivem quebrando... esse mês vou fazer a biópsia para confirmar a intolerância ao glúten.

      Excluir

    5. meus dentes vivem quebrando... esse mês vou fazer a biópsia para confirmar a intolerância ao glúten.

      Excluir
  3. Como o senhor explica a minha situação?

    Meus dentes sempre foram fortes e saúdáveis até 5 anos atrás.
    Após fazer a cirurgia de reduçãoo de estomago fiquei com anemia ferropriva, megaloblastica e perniciosa. Hoje faço tratamento com hematologista e faço reposições endovenosas.
    Meus dentes estão fracos e quebradiços. Sempre foram fortes, tenho todos os meus dentes, nunca perdi nenhum. Mas após a cirurgia, meus dentes estão bem fracos e 2 já quebraram com mordidas bobas. E eu não tenho cáries, vou ao dentista anualmente...

    ResponderExcluir
  4. Prezada Ana Cristina
    Pelo quadro que descreveu você passou por grandes transformações no seu estado de saúde e aparência. Cada pessoa reage de alguma forma a esse tipo de mudança no organismo e no seu caso gerou um estado de bruxismo e/ou apertamento agudo. Faço essa afirmação com propriedade porque você não relatou nenhum episódio de fratura óssea. Logo, seu metabolismo mineral não foi afetado. Caso contrário não só os dentes, mas ossos também fraturariam com facilidade, pois têm a mesma matriz mineral formadora. Transformações orgânicas geram um profundo estado de estresse, principalmente nos casos de obesidade mórbida. Estresse gera hiperatividade dos músculos da mastigação. Essa hiperatividade gera parafunção (movimentos constantes que não são normais), e, consequentemente, desgaste dos dentes. Numa mastigação normal uma pessoa desenvolve cerca de 60kg de forma aplicada para mastigar os alimentos. Numa parafunção essa força de ranger ou apertar os dentes pode chegar até 400kg. Para se ter um parâmetro de comparação, um tigre faz cerca de 700kg para mastigar uma caça. Os dentes humanos não foram projetados para suportar esse tipo de força de forma contínua e entram em colapso.
    Seus dentes não estão fracos. É você que está aplicando muita força neles...
    Procure seu dentista. Com uma placa de relaxamento muscular esses episódios de fraturas irão cessar até que seu organismo entre em equilíbrio.

    ResponderExcluir
  5. é verdade que quem não bebe leite desde criança , pode ter dentes fracos e podem ter caries no futuro?

    ResponderExcluir
  6. é verdade que quem não bebe leite desde criança , pode ter dentes fracos e podem ter caries no futuro?

    ResponderExcluir
  7. Não é verdade. O leite não é a única fonte de cálcio para formação da estrutura mineral dos dentes e ossos. Existem diversos outros alimentos que fornecem sais minerais. Quanto ao surgimento de cáries também não há relação, pois o surgimento de cárie nos dentes está ligado a alimentação e higienização.

    ResponderExcluir
  8. Vou ao dentista desde meus 10 anos de idade ( ou até menos ). Já tive que arrancar 3 dentes, pois nasceram as caries e foram tratados, depois nesses mesmos dentes, vieram os canais, pois a parede dentraia ficou tão fina que começou a afetar o nervo e por isso, o canal. Não sei como eu tenho a proeza de sempre querbrar esses canais, mastigando alguma coisa e assim, precisaria fazer uma prótese, um dente novo de porcelana ( pois dependendo do estrago, só fica a parte da gengiva), mas ao passar do tempo, a minha gengiva não segura mais esse pino! E no final, tenho que arrancar o resto do dente, que começa a esfarelar! Agora, eu não sei mais o que faço, pois tenho 21 anos e jpa arranquei 3 dentes e um para fazer a protese!

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo!
    Seu caso é típico de cárie crônica. Nem sempre ir ao dentista regularmente é sinônimo de ter dentes fortes e saudáveis. Se o dentista que te trata for voltado para a prevenção tudo bem, mas se for do tipo "só faço restauração" aí você está ferrado, porque ele vai somente se preocupar em preencher cavidades destruídas pela cárie sem se importar com ela. A cárie é uma doença infecciosa, causada por bactérias que destroem o dente através do lançamento de ácidos na superfície dele. Os ácidos dissolvem o dente formando cavidades, que ao longo do tempo vão aumentando até destruir todo o dente. Para resolver seu problema é necessário primeiramente combater a doença cárie. Isso é feito com medicamentos, aprendizado de técnicas de higiene oral e alimentação adequada.
    Seus dentes não são fracos, mas diante de um ataque bacteriano constante eles não resistem e são destruídos. Procure um dentista que faça prevenção e você verá que os tratamentos feitos terão uma durabilidade bem maior e você não perderá mais dentes!

    ResponderExcluir
  10. Dr. Rogério,

    Gostaria de saber se existe algum medicamento que eu possa estar tomando , para enriquecer a força dos meus dentes, pois estão muito fracos, tenho uma alimentação muito fraca em nutrientes e proteínas. E com o passar do tempo venho notando muitas cáries surgindo , sendo que tenho uma higiene bucal bem adequada, com Escovação dentária após cada alimentação , uso de fio dental, e Listerine.

    O quê o Dr. me aconselha?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. “Olá!
    Não existe um medicamento específico para “enriquecer a força dos seus dentes”. Leia novamente as explicações e os diversos comentários do meu post e verá não existe dente fraco, salvo em pessoas que possuem alguma deficiência no metabolismo do cálcio. Estas pessoas têm não só os dentes, mas também todos os ossos fracos.
    Você fala de cáries surgindo. Esta doença está diretamente ligada a in-gestão inadequada de alimentos e a uma higienização deficiente.

    ResponderExcluir
  12. Ola Dr. Rogério,

    tenho um problema nos dentes desde criança e não sei o que é. Eles sempre aparecem umas manchinhas amareladas (bem escura) e quebram com facilidade, com esse problema veio também o mau hálito, o que causa esse problema nos meus dentes e o que deve ser feito?

    Att.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Fica difícil fazer um diagnóstico com tão poucas informações. Dentes se desfazendo acompanhado de mau hálito é sinal de intensa atividade bacteriana. O que deve ser feito:
    1) Coma nas horas certas, evitando beliscar. Restos de comida na boca fazem com que esse número de bactérias aumente.
    2) Escove os dentes com creme dental e use fio dental após as refeições.
    3) Procure um dentista imediatamente para uma melhor avaliação do seu caso.

    Seu problema tem solução, mas você precisa frequentar mais o dnetista, pelo menos 2 vezes ao ano!

    ResponderExcluir
  14. Ola Dr.,ha quase 2 anos descobri que tenho periodontite.Às vezes nao consigo parar de pensar no problema.Ja desenvolvi um certo grau de reabsorção,sera que mesmo com esse problema,vou poder ter meus dentes ate ficar velhinha?Nao consigo mais escovar os dentes em menos de 30 minutos e o fio dental a mesma coisa.Mesmo tendo periodontite posso fazer apenas 1 escovação minuciosa por dia?

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Você tem um grave problema. A Doença Periodontal é uma doença crônica tal como o Diabetes. Existem vários tipos de Periodontite. Na Periodontite Refratária a pessoa inevitavelmente irá perder todos seus dentes, mesmo cuidando deles corretamente. Todavia, os cuidados com a alimentação e a higiene bucal é o meio mais eficaz de se evitar, prevenir ou controlar a Periodontite. Recomendo a você que se alimente nas horas certas, não coma nada entre as refeições e faça a higienização após as refeições. Quanto mais você cuidar de seus dentes, mais eles permanecerão contigo. Ah! E não se esqueça de visitar seu dentista a cada 4 meses para controle!

    ResponderExcluir
  16. ola Dr.tenho uma coroa de porcelana no primeiro molar superior esquerdo,ate gostei da estetica,mas nao mastigo desse lado,pois fico com medo que entre alimento com mais profundidade pela gengiva e eu nao consiga fazer direito a higienizaçao.Minha pergunta e:tem como extrair esse dente e fazer a junçao dos outros usando aparelho?Tenho 39 anos e tb tenho problema periodontal ja com um pouco de perda ossea.Isso poderia atrapalhar?Obrigada!!!...

    ResponderExcluir
  17. HA!Dr. nao gostaria de fazer implante nesse dente,porque tenho um implante no primeiro molar inferior direito,mas tb nao gostei muito.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Esse tipo de movimentação ortodôntica é meio complicado de se fazer e o resultado final não é previsível. Daí a maioria dos ortodontistas não aceitam realizar tratamentos deste tipo...
    Minha recomendação é você manter esse dente por mais tempo possível através de consultas de revisão trimestrais.
    Seu dentista realizando um monitoramento constante irá conseguir manter a saúde desse dente por mais tempo.
    Porém, se o problema periodontal for progressivo você poderá substituir esse dente por um implante, ok?
    P.S.: Li seu segundo comentário sobre não se realizar implante dentário. Infelizmente não a odontologia não possui outro meio de resolver o problema de um dente perdido.
    Talvez, num futuro próximo, a técnica de clonagem de dentes poderá dar um dente novinho em folha para você... :)

    ResponderExcluir
  19. Por gentileza... peço uma informação... ontem meu dente se quebrou sem eu comer nada duro, ele lascou pois está oco devido á um tratamento de canal (posso estar enganada, mas acredito que o tratamento tenha sido mal realizado)...! Gostaria de saber se devo arranca-lo ou restaurá-lo e o que posso fazer para fortalecer meus dentes de maneira natural, pois sinto que estão fracos... Até sonhei que meus dentes estavam caindo...Estou muito preocupada, não sei se estão fracos porque não consigo curar uma anemia... O QUE FAÇO?
    Obrigada desde já!
    gimurback@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Como falei no post não existem dentes fracos! O dente pode enfraquecer com tratamento de canal, pois perde a nutrição que vem da polpa. Naturalmente o dente é tão resistente quanto os ossos do corpo. Se você não tem fraturas nos ossos então seus dentes também não deveriam quebrar. Contudo, cáries, tratamento de canal, ranger os dentes e hábitos viciosos (mastigar tampa de caneta ou roer unhas, por exemplo), fragilizam os dentes, porque eles trabalham além da capacidade. Anemia não tem nada a ver com os dentes. Minha recomendação é: Para ter dentes fortes tenha hábitos de alimentação e higienização saudáveis e consulte seu dentista regularmente.

    ResponderExcluir
  21. DRº Rogério, tenho 29 anos e desde a minha infância tenho problemas dental, na adolescência passei por uma experiência bem desagradável, todos os meus dentes amoleceram e eu não podia tocálos um ao outro que a dor era imensa, consequentemente inchou todo meu rosto... Isso aconteceu várias vezes. Sempre tive acompanhameto odontológico, e na época em que aconteceu o fato, visitei todos os dentistas da cidade para descobrir o caso... ninguém conseguiu descobrir a causa que provocou. Com o inchaço e os dentes moles, criou-se um obcesso no "queixo" no qual veio a furar e saiu muita coisa de dentro... Um outro fatos posterior, foi uma queda que eu levei e fraturou 3 dentes e para minha surpresa os da frente tanto inferior quanto superior, em um deles um determinado destista esqueceu um algodão dentro, no qual ficou por vários anos, ocasionando canal... fiz canal em três dentes... E venho sofrendo até hj... Quando se faz canal, com o passar do tempo o dente escurece necessitanto de uma boa estética, mas como eu já fiz clareamento no dente tal, que inclusice não melhorou, ele está bem frágil, e segundo minha destista não pode mais fazer o retoque com a resina, pois pode vir a fraturar o dente, já que está tão frágil, e me aconselhou optar por uma coroa de porcelana. Mas estou um pouco apreesina quanto a isso, não sei o que faço...

    ResponderExcluir
  22. Lamento por sua história odontológica. Infelizmente você não foi tratada adequadamente, por isso essa mazelas a perseguem por tantos anos. Porém, continuo com a afirmação: Você não tem dentes frágeis. Você foi tratada inadequadamente e não há dentes que suportem um tratamento mal conduzido...
    Recomendo que procure um profissional com experiência comprovada. Se já desconfiou dessa atual é melhor adiar o tratamento, ok?

    ResponderExcluir
  23. Analise meu caso. Tenho um filho de quatro anos, desde que ele nasceu cuido da gengiva e respectivamente dos dentes, até os seis meses seu único alimento foi leite materno, mas passando dessa fase ele rejeitava outros alimentos e continuou a mamar apenas, qualquer quedinha seus dentes quebravam aos poucos. Mesmo escovando sempre e não comendo doces (ele não gosta) começou a aparecer cáries em todos os dentes, que continuaram quebrando. Fui a muitos dentistas (muitos mesmo) que não conseguem dá conta pois ele é muito agitado. E brigam comigo por conta da situação em que ele está (é séria) mas sempre igienizei muito bem sua boca, e evitei de dar doces. Por favor, me diga o que está acontecendo, só quebrando aos poucos ele já perdeu 4 dentes da frente. Já não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  24. Prezada Micaelly,
    Nem sempre a fratura dos dentes de leite é devido a cárie. No caso do seu filho é devido ao bruxismo e/ou apertamento dos dentes. Apesar de raro, o bruxismo infantil está cada vez mais frequente na vida de crianças. O bruxismo não tem cura, mas pode ser controlado.
    Primeiramente, o bruxismo é desencadeado por estresse. Veja o que causa estresse nele e procure contornar esse problema, ok?

    ResponderExcluir
  25. DRº Rogério tenho que extrair um dente siso,porém estou com anemia. É possivel extrair mesmo assim?

    ResponderExcluir
  26. Olá Dize!
    De forma nenhuma!
    Procure curar a anemia e depois extraia o siso, ok?

    ResponderExcluir
  27. Olá meu nome é Cristna ,uso aparelho há dois anos e fazem seis meses que não vou . Hoje percebi que meus dentes de baixo,os da frente estão fracos , um pouco mole , bem pouco . Vou procurar meu dentista amanhã , mas quero saber como é o processo para recuperar?
    Obrigada .

    ResponderExcluir
  28. Olá Cristina!
    Converse com seu dentista a respeito, que ele poderá ajudar....

    ResponderExcluir
  29. Sofri uma queda que bati com a boca no chão e devido a essa queda um dente da frente ficou roxo e muuuuito sensivel, o que posso fazer sobre isso?

    Obrigado!

    Meu Nome é Elaine.

    ResponderExcluir
  30. Olá Elaine!
    Recomendo que espere por cerca de 2 a 3 semanas para ver se os sintomas regridem. Use um analgésico para dor. Se a sensibilidade persistir procure um dentista. Certamente será necessário tratar o canal deste dente...

    ResponderExcluir
  31. Olá doutor queria lhe perguntar esses dias estive com minhas gengivas inchadas e cresceu para o rosto todo fiquei com a cara parecia que tinha sido picada por abelha.e doia muito fiquei desesperada meu olho doia muito também,e meus dentes estão fracos e quebradiços não sei o que fazer não fui ao médico apenas tomei amoxilina e ibuprofeno até que aliviou dali uns dois dias mas agora depois de uma semana está querendo inchar de novo estou com medo de sentir dor pois senti tanto queria saber se é grave devo procurar um médico?OBS:sempre escovei muito bem meus dentes mas eles sempre foram fracos e quebradiços.
    meu email debora-cortte@hotmail.com por favor me responda.

    ResponderExcluir
  32. OLÁ DR.
    Desde muito nova tenho problemas odontológicos, como cáries, apinhamento e só agora com 29 anos estou tratando meus dentes, mas me preocupa o fato de ter feito canal há 6 meses em 1 dente e o dentista fez a restauração de porcelana, porém mudei de dentista e a atual disse que eu teria que retratar o canal que está com infecçao. Mas nao tenho sintomas, esse diagnóstico é possivel?

    ResponderExcluir
  33. Respostas:

    1) Débora, procure um dentista com urgência. Com automedicamento você só vai piorar...

    2) Olá Luciana! É possível, mas 6 meses é pouco tempo para um tratamento de canal cicatrizar. Recomendo que espere mais um pouco, a não ser que o dente apresente algum sintoma doloroso...

    ResponderExcluir
  34. Olá Dr..
    Tenho 16 anos , aparentemente meus dentes são perfeitos, quando mais nova cerca de uns 12 anos de idade cai e quebrei um dente, más não o perdi, fiz canal e ficou bom...
    cuido bem dos meus dentes ,uso aparelho , mais outro dente o antes do 'siso' quebrou tipo do nada, eu to desesperada, tem outro dente do fundo também que quebrou tratei fiz canal mais não aguentou quebrou de novo. :'( fkei triste até pq sou muito nova..

    Vontade de colocar é dentadura logo..kkkkk quem sabe assim para de quebrar dente..

    ResponderExcluir
  35. Olá! Procure um dentista e faça consultas de revisão a cada 4 meses e também faça uma radiografia panorâmica anualmente. Dentes não quebram a toa. Pode ser que você tenha lesões cariosas ou bruxismo.

    ResponderExcluir
  36. Ola Doutor!!! meu dente da frente estar ficando transparente. com aspecto de que vai quebrar o que deve ser?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Dr.
    Meu dente siso está nascendo e sinto muita dor, não consigo mastigar e esta bastante inchado, o dentista que me acompanha não tem vaga para me atender e os outros não confio,fazem 8 dias que ele comecou a nascer ja tomei anti-inflamatório mais não passa, sangra e incha a gengiva. Existe alguma coisa que me ajude a desinflamar? Ou só extraindo, pois ele esta nascendo torto e ja alterou minha mordida, creio que preciso extrai-lo... Ja tirei 1 faltam 3 mas o outro não doeu tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse problema só será resolvido com a extração...

      Excluir
    3. Boa tarde Doutor Rogério.. Hoje faz 3 semanas que levei uma queda e machuquei o dente fui ao dentista tirei 2 raio x e ela me falou que estava normal mas o meu dente a cada dia que passa fica mais escuro.. Ela me deu o número de um outro dentista pois ela falou que futuramemente será preciso fazer um canal... Gostaria de saber se o meu dente voltará a ser branco... Existe algum método tipo clareamento ou outra coisa do tipo p que volte ao normal? E essa escuridão no dente será que devido a pancada ouve sangramento? E por isso tá escuro? Uma boa tarde.. Obrigada!

      Excluir
  38. ola pessoal, hoje pela manham acordei e noitei a parte interior do meu dente aspera da pra sentir com a lingua, e esta formando um farelo ao redor deles o q fasso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com bruxismo. Procure um dentista.

      Excluir
  39. Olá Doutor, eu tenho anemia, e o senhor pode me dizer se ela enfraquece os dentes assim como enfraquece os cabelos e unhas ?

    ResponderExcluir
  40. Olá doutor.
    Nasci com problemas decorrentes a gestação. Ao nascer fiquei internada e recebi sangue (transfusão) .
    Mesmo indo ao dentista fazendo higiene meus dentes são fracos.
    Alem de hoje ter bruxismo e neus dentes serem irregulares , antes de ter bruxismo minha dentição ja facilmente sofre fraturas.
    o fato de eu ter tipo determinado problema,e talves uso constante de alguns medicamentos. Podem ter levado a essa facil fratura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bruxismo é que está causando a quebra dos dentes. Procure um dentista especializado no assunto.

      Excluir
    2. O bruxismo é que está causando a quebra dos dentes. Procure um dentista especializado no assunto.

      Excluir
  41. Olá doutor,
    Há pessoas com a saliva que contem PH mais ou menos ácido, podendo ser esse um fator a mais para desencadear o surgimento da cárie?
    Grata,
    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A condição de Ph ácido na boca constantemente não é normal. Teoricamente sim, mas a acidez provocaria primeiro feridas na boca...

      Excluir
  42. DoutoR me ajude.
    Tenho dentes com maior facilidade de criar.
    Não sei mais o que fazer. Toda vez que vou ao dentista tenho que restaurar o outro lado do dente que já era restaurado ou de canal.
    Terei que fazer um implante de um dente depois do canino e há perdi 3 dentes. Sofro de bruxismo desde nova. Tenho 23 anos. Não suporto mais sofrer com meus dentes... o que posso fazer para melhorar a minha situação?

    ResponderExcluir
  43. DoutoR me ajude.
    Tenho dentes com maior facilidade de criar.
    Não sei mais o que fazer. Toda vez que vou ao dentista tenho que restaurar o outro lado do dente que já era restaurado ou de canal.
    Terei que fazer um implante de um dente depois do canino e há perdi 3 dentes. Sofro de bruxismo desde nova. Tenho 23 anos. Não suporto mais sofrer com meus dentes... o que posso fazer para melhorar a minha situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Antes de instalar os implantes você deve tratar o bruxismo. Ele é a causa da perda de dentes...

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Comecei um tratamento dentário e foram 15 cáries ao todo tratei todas e com o tratamento começou a doer ao todo foram 4 canais que tive que fazer mesmo depois de ter restaurado o último que doeu eu mastiguuei chiclete ai começou doer tirei o raio x e a doutora não sabe me falar o porque da dor pq o dente não tinha nada inflamou foi a raiz .
    Sofro muito com dor de dente
    E as minhas cáries são todas profundas so dar para ver no raio x mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esteja sempre no dentista para não sofrer desnecessariamente!

      Excluir
  46. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia! Sou diagnosticado com bruxismo e isso explicaria meu desgaste excessivo dos dentes aos 42 anos. Ok... no entanto, agora sinto a parte inferior da frente dos meus caninos ásperas, ou porosas. O bruxismo não desgastaria esses dentes nesse local. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que pode! Nesta região o desgaste é por abfração, que é um esmagamento dessa região mais frágil. Está se desfazendo. Procure um dentista especialista no assunto...

      Excluir
  48. Notei q meu filho está com as extremidades dos dentes da frente transparentes, ele tem três aninhos, o que pode ser??

    ResponderExcluir
  49. Nossa Doutor, quando pequena de uns 8 anos, meus dentes quebravam comendo banana, miolo de pão, e até peixe. Como explicar isso então? Qual era minha culpa ou deficiência... porque hoje tenho 52 anos de vida com perda total de 80% dos dentes e sempre tive problemas dentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o texto novamente. você tinha bruxismo...

      Excluir
  50. meu filho tem um aninho os dentes dele sangra na escovação e tem manchas e quebra com muita facilidade ..ele nasceu prematuro e ficou na uti tomando remédio para infeção por dez dias ...

    ResponderExcluir
  51. Meus dentes estao tudo estragando
    Toda semana tenho abscesso inclusive estou com um Bem grande no céu da boca tô sofrendo muito de dor não sei mas oq fazer sou alérgica a anestesia quase. Morri quando fui tentar extrair um dente, estou sofrendo muito com isso sou alérgica a anestesia e não posso mexer nos dentes oq posso fazer pra amenizar as dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um dentista para atendimento com sedação.

      Excluir
  52. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  53. Tenho varios problemas dentarios, sempre tenho caries, canal .perdi 2 dentes: 1 qdo criança e outro a cerca de 2 anos devido a necrose. OBS: Os dois dentes sao vizinhos. tentei fazer implantes, mas os dentistas disseram que eu ja nao tinha mais osso, e que mesmo colocando enxerto eu ficaria com a boca dormente, pois o pino ficaria mto proximo do nervinho. disseram que eu poderia fazer uma protese fixa mas estou com medo porque teria que fazer tratamento de canal nos dentes que segurariam as proteses,pois teria a necessidade de desgasta-los. na tomografia que fiz constatou-se que em outros dois dentes tbm visinhos ( parte de baixo) que ja foi feito canal estariam com lesao apical, e em 1 deles preciso fazer uma coroa. sinto as vezes latejar, mas o dentista disse que nao precisa retratar o canal, e que essa sensaçao de latejamento seria o outro perto desses tbm, ou seja, sao 3 dentes seguidos ( proximos). e pra variar descobri atraves de um raio x que fiz hoje, outra carie. Obs: minhas caries sao dificeis de ver, sempre qdo se descobre ja deu canal. obrigada

    ResponderExcluir
  54. esqueci de te perguntar se tem jeito de colocar aparelho antes de colocar a protese fixa ou movel, pois minha mordida é totalmente torta. como fazer nesse caso? colocar aparelho antes ou depois da protese? tem algum medicamento para melhorar toda essa situaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um dentista especializado em reabilitação.

      Excluir
  55. Ola ...Tudo bem? Dr. o meu dente esta esfarelando, e se desfazendo, tem algo que eu possa fazer para meu dente não se desfazer? faço uso de nicotina com frequencia,e deduzo que possa ser isso, mas gostaria ,se possivel de uma dica para que eu pudesse fortalecer o dente....Obrigado

    ResponderExcluir
  56. Olá doutor. Meu filho tem 5 anos e apresentou cáries. Fazemos higiene bucal 3 vezes ao dia, ele usa flúor e fio dental. Não tem alimentação rica em açúcar. Os dentistas acharam que era mentira minha, mas insistindo com a pediatra fizemos exame e constatou que tem deficiência de cálcio. Este pode ser o motivo das cáries? O que pode ser feito para fortalecer a proteção dos dentes? Me sinto de mãos atadas, pois não sei mais que tipo de cuidados devemos ter.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só adicionando as informações, ele nunca tomou refrigerante, não toma suco de caixinha. Sempre depois das festinhas que tem doces, escovados seus dentes

      Excluir
  57. dr., já usei aparelho, tendo extraído para isso 4 dentes bons e 4 do siso. mas acabei desenvolvendo mordida cruzada e ontem um dente meu do lado esquerdo, que não é o lado da boca que mais uso para a mastigação, se quebrou e se mostrou oco. eu já havia percebido com a língua como que um furinho na lateral dele mas pensei que fosse algo como uma brecha em seu amálgama. porém, quando caiu, enquanto eu mastigava, notei que era um dente sem obturação. tenho 46 anos e uma leve osteopenia pois já tive que tomar corticóide por um tempo, mas tomo leite e derivados diariamente, além de oscal d, suplemento de cálcio receitado. porém sou muito branca e não gosto de tomar sol. além disso tomo diariamente os seguintes medicamentos: ácido valpróico, quetiapina e clonazepam, mas já tomei outros, desde 2004. o excesso desses medicamentos pode ter sido a causa do enfraquecimento - perda - desse dente? podem enfraquecer os outros? acha que alguns desses meus outros fatores contribuem - contribuíram para a queda - esfacelamento - desse dente? tenho medo de perder outros dentes por isso. tenho muitos dentes obturados, um ou outro canal e já perdi tantos bons... (além disso, minha mãe tem doença periodontal e usa dentadura. a dentista disse que tenho gengivite e me receitou escova curaprox, fio dental à noite e bochecho com água oxigenada 10 ml à noite. mas sinto sensibilidade na gengiva ao escovar). já marquei dentista pois não estou podendo nem mastigar porém é a primeira vez que vou nessa. por favor, me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso é difícil. Procure um dentista experiente e de confiança...

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...