De que Forma Posso Contrair Câncer Bucal?

A doença câncer é uma tragédia na vida de qualquer pessoa. Ela é o prenúncio de que virá uma morte lenta e dolorosa. Não são poucas as pessoas que entram num estado de depressão profunda e outras que tentam até o suicídio, por causa do desespero. Embora já haja tratamento para quase todos os tipos de câncer, ainda assim esta doença é um flagelo para todos os que a possuem. O câncer bucal é ainda pior porque afeta a face que é a sede de expressão dos sentimentos. Mesmo sendo tratáveis as cirurgias de retirada do tumor maligno podem deformar a face da pessoa tornado-a um “monstro”, o que também traz inúmeros problemas psicológicos, apesar dos avanços da prótese bucomaxilofacial. A maioria dos casos de câncer pode ser evitada se algumas medidas simples forem tomadas:
1. Realização do auto-exame da boca- Ao realizar a higienização diária examinar a boca diante do espelho e verificar se há alguma anormalidade, como uma alteração de cor da gengiva, o crescimento de alguma “bolinha”;
2. Evitar o cigarro- O fumo é causador principal dos casos de câncer de boca.
3. Usar próteses bem adaptadas- Uma dentadura mal adaptada pode causar câncer, porque a desadaptação pode agredir uma única região da boca repetidas vezes, provocando o surgimento de células malignas. Próteses removíveis têm que revisadas a cada 2 anos, pois podem se tornarem perigosas.
4. Ter uma boa saúde bucal- A presença de infecções bucais pode predispor a boca a alojar diversas doenças, inclusive o câncer. Uma boca saudável é uma ótima maneira de ter um corpo saudável!

Além de tudo o que foi exposto acima, a visita ao dentista para consulta de revisão 2 vezes por ano pelo menos, ajuda a prevenir o câncer de boca e demais doenças bucais. O dentista tem o olhar treinado para detectar qualquer anormalidade que possa existir, por menor que seja.
Invista em sua saúde!!!