terça-feira, 19 de agosto de 2008

Como se Forma o Tártaro?

Cientificamente conhecido como cálculo dentário, o tártaro é aquela estrutura de cor marrom tendendo para o cinza que surge na base dos dentes, próximo a gengiva. É algo de aspecto desagradável e aparece sem que a gente perceba. Contudo, o surgimento do tártaro é um sinal de que alguma coisa vai mal com nossa higiene bucal.
Afinal de contas, como o tártaro se forma?
Sobre a superfície dos dentes existe uma película chamada de biofilme dental. Ela em várias funções com o objetivo de proteger o dente das agressões externas. A cada escovação dos dentes parte deste biofilme é removido, mas em pouco tempo ele se forma novamente. Se a pessoa tem uma higiene oral ruim, restos de alimentos vão permanecer na boca, e vão se fixar no biofilme. Se o biofilme não for removido na escovação, ele vai aumentado sua espessura, transformando-se numa colônia de bactérias. À medida que o biofilme vai sendo banhado pela saliva ele vai endurecendo tomando as características do tártaro. As bactérias produzem uma cola que vai provocar a aderência do biofilme calcificado à estrutura dentária, formando, assim, o tártaro.
Quando chega a este ponto o tártaro só é removido com auxilio profissional através instrumentos removedores de tártaro, chamados de curetas, ou com ultra-som.
Temos que evitar o acúmulo de tártaro, pois é uma porta de entrada para diversas infecções bucais. Além disso, o tártaro é uma das principais causas do mau hálito.

Consulte seu dentista periodicamente, pois ele é a pessoa certa para ajudá-lo a prevenir a formação de tártaro.

3 comentários:

  1. Olá doutor, Vi as suas dicas e achei interessantes então decidi manda a minha duvida.
    Uso aparelho a 3 anos e reparei que estava com o muito sangramento aonde se encontravam as coras nos dois lados, e depois de três dias reparei que além deste lugar o par de dentes da frente aquele pedaço de gengiva que separam os dois esta sangrando muito e principalmente quando faço bochecho. o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de higiene bucal. Procure seu dentista para uma limpeza e siga as orientações dele para limpeza diária dos dentes. Com o aparelho ortodôntico a higienização fica mais difícil. Por isso, tem que estar atenta aos cuidados diários...

      Excluir
  2. Será que eu preciso imediatamente ir no dentista? ja amanha? rsrs

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...