terça-feira, 19 de agosto de 2008

Como Salvar Um Dente?

Vamos supor que você está com seu filho brincando num parque de diversões ou jogando bola, quando, de repente, ele aparece com a boca ensangüentada e com um dente da frente (incisivo central, por exemplo) inteirinho na palma da mão. O que fazer?
1º) Não se apavore com o sangue, porque seu filho não vai morrer de hemorragia. Normalmente traumas bucais sangram bastante nos primeiros minutos, por causa da grande vascularização desta região. Mantenha a calma e esta atitude vai tranqüilizar seu filho.
2º) Não limpe o dente com qualquer tipo de produto de limpeza, mesmo ele estando sujo, pois os produtos de limpeza danificam as células em volta da raiz prejudicando o reimplante.
3º) Pegue o dente e tente colocá-lo no lugar original imediatamente. Caso não consiga ou esteja muito sujo, coloque-o dentro da boca da criança, debaixo da língua. A saliva tem nutrientes que vão preservar as células em torno da raiz do dente
4º) Caso a criança seja pequena ou não queira fazer o passo 3, coloque o dente do seu filho dentro da sua própria boca, debaixo da língua. Normalmente o ambiente bucal de pais e filhos é semelhante.
5º) Se você não quiser fazer o passo 4, coloque o dente num recipiente com leite ou derivado. Não coloque o dente dentro d’água porque o cloro da água potável destrói as células em torno da raiz do dente.
6º) Imediatamente procure um dentista para realizar o reimplante. A intervenção do dentista ocorrida nos primeiros 60 minutos favorece o sucesso do reimplante em até 80%. Depois disso as chances do reimplante vão diminuindo.
Estas dicas acima valem para todo o tipo de avulsão dentária traumática, e também para todas as faixas de idade. São medidas simples para garantir a permanência do sorriso de quem você ama!

2 comentários:

  1. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

    ResponderExcluir
  2. Legal seu site Daienne e grato pelo elogio!

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...